clima em direto: conferências em live streaming
Do que se trata?
“Clima em direto” é o nome de um conjunto de conferências sobre alterações climáticas, transmitidas via live streaming para várias escolas do país. Especialistas convidados vão abordar os temas da Biodiversidade e da Água na perspetiva das mudanças do clima.
O que significa live streaming?
A tecnologia live streaming permite acompanhar um evento em tempo real, a partir da web. Para assistir ao acontecimento em direto basta aceder a uma hiperligação disponibilizada pela organização. Com o live streaming é possível alcançar um número virtualmente ilimitado de participantes.
Objetivo
As conferências têm dois objetivos essenciais:
1.º - sensibilizar alunos do 3º ciclo do ensino básico e do secundário para a importância das alterações climáticas, em particular no que diz respeito à biodiversidade e à disponibilidade de água;
2.º - dar aos alunos a oportunidade de obterem respostas às suas questões, dadas por especialistas na área das alterações climáticas.
Como interagir?
Depois de transmitidas as exposições pelos oradores convidados, as escolas têm 10 minutos para preparem questões a colocar aos especialistas. As perguntas devem ser submetidas via formulário. Os especialistas responderão ao máximo de perguntas possível, dentro do tempo disponível. Quando se realizam as conferências?
Tema: Biodiversidade
Tema: Água Onde? Não é necessário realizar deslocação até ao local dos eventos. Através da tecnologia de transmissão do evento em live streaming, os professores e os alunos poderão assistir às duas conferências a partir da própria Escola. A transmissão do evento em live streaming será assegurada pela equipa da Unidade de Tecnologias Educativas da Universidade do Porto. Materiais necessários Para poder assistir às conferências em live streaming, é necessário que a Escola assegure a existência dos seguintes materiais: - Sala/Espaço para assistir à transmissão; - Computadores com ligação à Internet; - Videoprojetor; - Colunas. Inscrição Para efetuar a inscrição na(s) conferência(s), é necessário um professor da Escola preencher o seguinte formulário de inscrição, até ao dia 3 de março de 2016. NOTA: Cabe aos professores reunir os alunos interessados em participar nas conferências, efetuar a inscrição da Escola nos eventos e organizar a logística necessária. Preço Gratuito. Conheça os oradores Biodiversidade:
![]() Ana Faria
Após doutorar-se na área de Ecologia Marinha, na Universidade do Algarve (2010), Ana Faria iniciou a sua investigação de pós-doutoramento no ISPA - Instituto Universitário, integrando o Centro de Investigação MARE. É aqui que se mantém atualmente, onde a par da investigação é também docente na Licenciatura em Biologia e no Mestrado de Biologia Marinha e Conservação. A investigadora está interessada em avaliar quais as consequências da acidificação das águas dos oceanos, provocada pelo aumento de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, no desenvolvimento e comportamento dos peixes, em particular nas fases iniciais de vida. Ana Faria foi recentemente galardoada com Medalha de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência 2016. ![]() Pedro Pinho
Doutorado em Biologia-Ecologia, o trabalho de Pedro Pinho, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, centra-se na utilização da vegetação para perceber os efeitos de diversas alterações ambientais na estrutura e funcionamento dos ecossistemas. De entre as alterações ambientais que estuda incluem-se as associadas às alterações globais: alterações climáticas, no ciclo do azoto, do uso do solo e da biodiversidade. A investigação de Pedro Pinho recai sobre os ecossistemas Mediterrânicos, sobretudo o montado, mas também sobre os ecossistemas urbanos, centrando-se nas alterações na biodiversidade, incluindo a biodiversidade funcional e estrutura dos ecossistemas, medidos no campo ou através de imagens aéreas e de satélite. Água:
![]() Ana Neves
Ana Neves, licenciada e doutorada em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Desde 2008 que leciona na Universidade Fernando Pessoa, UCs de âmbito geral da engenharia civil, trabalhando pontualmente como projetista e consultora em projetos de hidráulica urbana. Recentemente tem incidido a sua investigação no Uso Racional da Água, tratando em particular questões relacionadas com a eficiência e a certificação hídrica de edifícios residenciais, assim como a exploração da relação entre a energia e a água e o aproveitamento da água das chuvas e as alterações climáticas. ![]() Francisco Taveira Pinto
Francisco Taveira Pinto é Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), onde dirige a Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente (SHRHA). É ainda Past-Chair da Comissão de Engenharia Marítima da International Association for Hydro-Environment Engineering and Research (IAHR), Presidente da Comissão Diretiva da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, e investigador do Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos (IHRH) da FEUP, e do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR). A experiência de mais de 25 anos na área da Hidráulica, através de orientações de mestrados e doutoramentos e participação em vários projetos nacionais e internacionais, conferem-lhe uma visão global dos principais problemas da água e da sua relação com as alterações climáticas. Documentos para download
|